Décimo Segundo Encontro Sala de Professor.
Sorriso, 01 de Junho de 2011.
Iniciamos o encontro com o relato da colega Evandnil sobre o texto estudado no encontro anterior, DIVERSIFICANDO OLHARES: A DESNATURALIZAÇÃO E O DESVELAMENTO COMO PRÁXIS PEDAGÓGICA. Pela oportunidade ,quero parabenizá-la pelo texto significativo que ela desenvolveu,o qual podemos agregar no texto que estudamos hoje, DIVERSIDADE RELIGIOSA E DIREITOS HUMANOS, os quais se resumem em discriminação,preconceitos da pluralidade cultural e religiosa.
Temos diversas manifestações e compreensões do fenômeno religioso (Divindades, doutrinas, Rituais, Símbolos, Valores, Linguagens, etc.). Interagir com a diversidade de conhecimento é altamente desafiador.
A liberdade religiosa é um dos direitos fundamentais da humanidade, como afirma a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
A pluralidade, construída por raças, culturas, religiões, permite que todos sejam iguais, cada um com suas diferenças.
Entretanto, muitas vezes o preconceito existe e se manifesta pela humilhação imposta aquele que é “diferente”. Outras vezes o preconceito se manifesta pela violência .
Desrespeitar locais sagrados, a espiritualidade dos povos é intolerância, é discriminação contra religiões. È o contrário do que pretende o Programa Nacional dos Direitos Humanos,que incentiva o diálogo entre os movimentos religiosos,para a construção de uma sociedade verdadeiramente pluralista,com base no reconhecimento e no respeito ás diferenças.
Toda pessoa tem o direito á liberdade de pensamento consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença, e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela pratica, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em publico ou em particular.
Portanto, igualdade e liberdade de expressão, é direito humano, devemos respeitar nossas diferenças.
“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem
ou ainda por sua religião. Para odiar as pessoas precisam aprender e se podem
aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar”
(Nelson Mandela)
___________________________________
Prfª Noeli Dal Bem - História
Nenhum comentário:
Postar um comentário