O 4º encontro de formação continuada: sala do educador ocorreu no dia 21 de abril de 2011, com início às 07h e término às 10h da manhã. E teve como temas a entrevista “Drogas e adolescência”, de Lívia Peronzin, e a reportagem “Camisinha ao alcance”, de Tory Oliveira, ambos, os textos, retirados da revista Carta na Escola.
A Princípio foi realizada uma leitura compartilhada da entrevista “Drogas e adolescência”, na qual o psiquiatra e especialista em dependência química, Dartiu Xavier, alerta sobre o aumento de consumo de crack e defende uma prevenção menos policialesca. Logo após a leitura foi feita uma pausa para reflexão e comentário sobre o assunto. Foram faladas as dificuldades da escola em lidas com este tipo de problema, seja por falta de pessoas especializadas no assunto, ausência de acompanhamento familiar e até mesmo medo por parte dos professores e demais funcionários da escola. Ficou claro, através da leitura, que a maioria dos jovens dependentes químicos são aqueles que tem problemas relacionados a altoestima, a depressão e problemas familiares, entre outros. E que infelizmente à escola pouco pode fazer para ajudar a sanar esse problema que vem crescendo de forma tão assustadora.
O outro tema do encontro “Camisinha ao alcance”, falava sobre um projeto de distribuição de preservativos nas escolas públicas, o qual gerou bastante polêmica, pois a maioria dos integrantes do grupo mostrou opinião contrária ao projeto, alegando que o mesmo joga sobre a escola uma função que não é sua, mas sim dos órgãos de saúde pública. Que à escola cabe apenas a função de informar e conscientizar sobre a importância do uso de preservativos e do planejamento familiar.
Após a discussão do assunto foi encerrado o encontro.
Alessandra Gomes da silva - Professora
Grupo - Sabado
Nenhum comentário:
Postar um comentário