A cada ano que passa a disputa por uma vaga na Universidade através do Enem, aumenta significativamente. No começo poucas faculdades utilizavam o Enem para selecionar os futuros acadêmicos, mas com o passar do tempo a maioria das faculdades públicas aderiram ao exame de seleção coordenado pelo MEC para preencher as vagas disponíveis em seus cursos.
Apesar das irregularidades ocorridas em algumas situações, percebe-se que o processo de seleção através do ENEM, tem a aprovação dos candidatos, pois permite que os mesmos participem do processo de seleção em universidades que ficam a milhares de quilômetros de distância, sem precisar sair de sua cidade.
Essa abertura de oportunidades de acesso aos mais variados cursos espalhados por todo o país, favorece aqueles candidatos que alcançam as melhores notas. Ou seja, bons candidatos que no sistema antigo enfrentavam uma verdadeira maratona para participar em vestibulares realizados em várias cidades para poderem escolher a melhor opção, com o sistema no ENEM não há mais a necessidade de deslocamento. Outro fator positivo é o fato de se fazer um único concurso podendo escolher entre as instituições que oferecem o curso pretendido.
Acredito que o MEC precisa avançar bastante no sentido de oferecer maior segurança e confiabilidade no processo, para que assim não venha a ocorrer um retrocesso no sistema do ENEM colocando a perder aquilo que já foi conquistado.
Ivanilde Godiemski Pfingstag
Nenhum comentário:
Postar um comentário