quinta-feira, 21 de abril de 2011

AVALIANDO COMPETÊNCIA



      De acordo com o que propõe o Ministério da Educação, o Enem está baseado na avaliação desempenho por competência. Chamamos de competência a capacidade de agir em determinado tipo de situação, apoiada em conhecimento. O Enem leva em conta determinado conjunto de competências, na elaboração de suas provas. Dominando a norma culta da língua portuguesa e faz uso da linguagem matemática, artística e científica.
      Entre as competências avaliadas na prova do Enem, uma das mais relevantes é o domínio da linguagem, que é o necessário para uma redação. A produção de texto é importante em todas as modalidades de avaliação, não apenas no Enem, seja como texto dissertativo, narrativo ou carta argumentativa, os candidatos que são capazes de produzir textos claros e coerentes sempre conseguem uma boa nota no Enem. E assim que os alunos devem estar preparados para conseguir uma boa nota no Enem.
      Mas muitas vezes os alunos não conseguem uma concentração, preocupados, que logo ai pode vir uma péssima noticia, como por exemplo, o Enem de 2009, quando um segurança da Gráfica Plural, responsável por imprimir os exames roubou exemplar da prova e tentou vende-las.
      E também ao Enem de 2010 como as provas são divididas em diferentes cores que corresponde a uma ordem do gabarito. Alguns alunos receberam uma versão da prova amarela com questões repetidas e outras faltando, isso ocorreu em dois estados Paraná e Sergipe. Um outro grande problema, com o gabarito, o espaço para o preenchimento das gestões de Ciências da Natureza estava trocado com o de Ciências Humanas. Os alunos que enfrentaram o problema foram instruídos a solicitar ao MEC a correção invertida de cabeçalho.
Esses problemas não aconteceriam se houvesse mais responsabilidade de quem trabalha para elaborar as provas. Quem perde com isso são sempre os alunos, que    depois é só entrando na justiça que conseguem seus direitos.                                    
 Assina LENI REICHERT    

4 comentários:

  1. comcordo com a amiga leni cada ano que passa o Enem esta mais desacretitado pois os aluno aposta tudo nessa prova para ir para uma faculdade mas ja vaõ pensado qual sera a fraudi dessa vez pois ja paresi marcaçaõ com alunos

    ass; arleni de Oliveira Do nscimento

    ResponderExcluir
  2. comcordo com a amiga leni cada ano que passa o enemesta mais desacreditado pois os alunos aposta tudo nesta prova para irem para uma faculdademas ja vaõ pensando qual sera a fraudi dessa vespois ja paresi marcaçaõ com os alunos

    ResponderExcluir
  3. >Milhões de estudantes brasileiros disputam uma vaga para a universidadeou um financiamento do ProUni, ou ainda uma avaliação do EJA, tudo isso fazendo as mesmas provas do ENEM. Impossível não ocorrerem falhas, afinal de contas estamos no Brasil! Isso sem contar que o ENEM assim como o tradicional vestibular é uma prova excludente, onde leva vantagem aquele que vem de uma escola que trabalhou as competências e habilidades exigidas pelas provas ou seja uma boa escola.Então será que é o tipo de provas que tem que mudar para se obter uma vaga na universidade? Ou é o "sistema educacinal brasileiro no geral que tem que ser reestruturado?
    Prof:de Sociologia Vera Lúcia Bresolin

    ResponderExcluir
  4. As falhas ocorridas nas duaS últimas edições do ENEM não podem mais acontecer, pois quem é o maior prejudicado é o aluno. Quem comete os enganos sempre fica impune.
    IVELINA ORLANDI FALCHETTI

    ResponderExcluir