Acredito que esse comportamento agressivo se origina na infância, onde se manifesta mascarado como uma brincadeira, um apelido, que tem poder destrutivo e pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa. Tal comportamento se não identificado e coibido acaba se tornando habitual e criando adolescentes dominadores, que adoram ser o "centro das atenções" e são muito comuns nas escolas.
A Constituição Brasileira traz como um dos seus fundamentos, a dignidade da pessoa humana, cabe, portanto, à família e também a nós, educadores, ensinar valores, trabalhar as diferenças, bem como identificar agressores e vítimas, buscando a melhor maneira de conscientizar e amenizar as consequências dessa violência, que são por vezes devastadoras.
Maria Angélica Siqueira.
O projeto Sala de Educador tem por objetivo oportunizar aos profissionais da educação a formação continuada promovendo grupos de estudos como fator de enriquecimento a partir de referências teórico-metodológicas que venham contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. Utilizaremos este espaço para socializar os materiais, os registros dos encontros, compartilhar videos, filmes, sites e principalmente nossas reflexões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário